Rua Ilnah Pacheco Secundino de Oliveira, 132
Cidade Industrial - Curitiba - Paraná
Fone: (41) 3347-1866
Processo de Impressão por Tampografia

A tampografia é um processo de impressão indireta, isto é, por transferência de tinta, a partir de um clichê gravado em baixo relevo com o motivo a ser impresso e o uso de um tampão de silicone.
A impressão através da tampografia começou a ser utilizado na Alemanha em meados de 1970, porém há indicativos do uso anterior deste processo na Suíça para gravação de mostradores de relógio e utilizava gelatina comestível para fabricação de tampões. Com a aplicação do silicone RTV (Room Temperature Vulcanization) na confecção de tampões a tampografia se desenvolveu rapidamente na Alemanha, sendo hoje o principal país a utilizar esta tecnologia.
Sendo um sistema de impressão que permite maior qualidade é muito usado para decorar, personalizar e identificar. A tampografia evoluiu rapidamente e hoje já existem equipamentos que gravam peças tridimensionais de dimensões diversas e varias cores e também equipamentos de alta produtividade.
O processo consiste nas seguintes etapas:

  1. A tinta é espalhada por cima do clichê.
  2. Toda tinta é retirada do clichê com exceção da que se encontra no grafismo que esta em baixo relevo.
  3. O grafismo é transferido para o tampão.
  4. O tampão se move para a peça a ser impressa.
  5. O grafismo é transferido para a peça.

A tampografia é aplicada para impressão em peças fabricadas em plásticos, metais, vidros, madeiras, couro, etc. Sendo utilizado em diversos seguimentos da indústria tais como: eletrodomésticos, eletroeletrônicos, brinquedos, autopeças, embalagens e peças técnicas (escalas, termômetros, instrumentos de medição, mostradores de relógio, painéis indicadores).
Vantagens da Tampografia: Altíssima qualidade de impressão; Possibilita impressões em superfícies irregulares, côncavas, convexas, e em degraus; Processo contínuo de impressão, permitindo alta produtividade.

Confira nossos serviços.